Blog Wide Pay

Boleto sem registro ou com registro? Entenda as diferenças

Boleto sem registro ou com registo: Entenda as diferenças

O boleto bancário é um dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil. Além de ser uma forma segura para um negócio receber dos seus clientes, também é um mecanismo bastante popular na medida em que não exige que o pagador possua conta em banco ou cartão de crédito, por exemplo.

Por muito tempo, existiam dois tipos de documentos para a emissão de cobranças: o boleto sem registro e o boleto com registro. Você sabe quais as diferenças entre eles?

Boleto sem registro ou boleto com registro: quais as diferenças?

Basicamente, havia apenas uma diferença significativa entre os dois tipos de boleto bancário. Como o próprio nomes de cada versão já indica, essa distinção é feita em função do seu registro no banco emissor do documento. Embora seja uma questão simples, ela traz algumas consequências para cada modelo. Vamos entendê-las.

 

Boleto sem registro

O boleto sem registro é mais simples, pois não possui registro na instituição bancária, sendo a própria empresa responsável pela emissão. Sendo assim, o banco não tem qualquer controle sobre fatores como vencimento ou valor.

Em função desse cenário, existem algumas vantagens para o boleto registrado, especialmente nas taxas cobradas. Como talvez seja possível de imaginar, essa é uma versão mais barata da cobrança. Não por acaso, o boleto sem registro era muito empregado em pequenos negócios ou operações de e-commerce.

Outro ponto positivo é que, dado o modelo de funcionamento, novas emissões ou correções tornam-se simplificadas e com menos burocracia. Por outro lado, eles possuem um grande risco: não possuem validade para protestos em caso de clientes inadimplentes.

Boleto com registro

Já o boleto com registro resolve esse problema em casos de calote. Eles precisam ser registrados na instituição bancária responsável pela emissão da cobrança, algo que os torna mais caros (e as taxas são cobradas independente de recebimento). Além disso, qualquer modificação precisa ser comunicada, algo que deixa o processo mais lento.

Ainda assim, esse é um diferencial importante, especialmente no surgimento de calotes por parte dos clientes. O boleto com registro, ao contrário do boleto sem registro, pode ser utilizado em protestos.

 

Ainda é possível emitir boleto sem registro?

Pelo seu menor custo, muitos pequenos empreendedores davam preferência ao boleto sem registro nas suas operações financeiras. Contudo, em 2018, uma resolução em conjunto pela FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) e do BACEN (Banco Central do Brasil) passou a tornar obrigatório o registro de todos os boletos emitidos.

A medida visa garantir maior transparência e qualidade nos processos financeiros entre empresas e bancos, pois evidentemente é muito mais seguro emitir boletos bancários registrados do que usar das cobranças sem registro.

E o que faz desse formato mais seguro ao emissor? Como já vimos, o registro dos boletos permite o protesto, algo que concede à empresa ter como agir em caso de calote por parte dos seus clientes. Ademais, as cobranças são devidamente identificadas, com exigência de inclusão do CPF (ou CNPJ).

Embora tenha causado algum estresse inicial, a medida foi positiva para o mercado como um todo, reduzindo os riscos da emissão. E, como veremos a seguir, as taxas não precisam ser um problema para o seu negócio.

 

Emita boletos registrados com o sistema Wide Pay

A grande preocupação dos empreendedores brasileiros após a determinação que deu fim aos boletos sem registro esteve sobre as taxas. De fato, os bancos tradicionais cobram caro para a emissão de boletos, além de manter as taxas mesmo em caso de inadimplência.

Isso, contudo, não é mais um problema. O sistema Wide Pay nasceu justamente visando tornar a sua gestão de cobrança junto ao cliente final muito mais fácil. Respeitando as determinações, todos os nossos boletos são registrados.

E essa não é a única vantagem. Também oferecemos as menores cobranças de taxa do mercado, algo que ajudará o seu negócio a reduzir despesas financeiras. E, o que talvez seja a melhor parte, essas taxas são cobradas apenas sobre boletos recebidos. Ou seja, esqueça o custo de boletos gerados: você só paga por cobranças que foram efetivamente recebidas.

Portanto, como você pode constatar, gerar boleto no Wide Pay é algo simples, fácil e eficiente para a gestão de caixa do seu negócio. Caso ainda não tenha uma conta conosco, aproveite para cadastrar-se na plataforma ainda hoje e conhecer outras das enormes vantagens que oferecemos aos nossos usuários.

Sair da versão mobile