Blog Wide Pay

Gestão de cobrança: 5 dicas para otimizá-la em sua empresa

Quase 63 milhões de brasileiros começaram o ano na lista de inadimplentes, conforme dados do Serasa Experian. Esse é um sinal de alerta para os microempreendedores tomarem cuidado na gestão de cobrança. Assim, não correm o risco de assistir ao declínio de suas empresas pelo excesso de devedores.

Uma gestão de cobrança eficaz e eficiente pode ser um caminho menos burocrático para resolver problemas de recebimentos.

Formas mais inteligentes de cobrar prejudicam menos a relação entre você e os seus clientes. Elas tornam amigável algo que poderia ser traumatizante para ambas as partes.

 

5 dicas para otimizar a gestão de cobrança da sua empresa

Com organização administrativa e auxílio da Wide Pay a gestão de cobrança se torna uma prática fácil de executar. E sua empresa corre menos riscos com os clientes inadimplentes. Quer saber como implementá-la? Vamos lá!

 

1: Sistema de cobrança eletrônica

Não importa que sua empresa seja pequena. Pelo seu excelente trabalho produtivo ou pela aplicação inteligente do marketing, o número de vendas e serviços pode ter um aumento repentino.

Conforme acontece esse crescimento é essencial usar um sistema de cobrança eletrônica para minimizar as chances de erros com conciliação de boletos bancários.

Fazer conciliamento manual requer excesso de tempo e de dinheiro. Em contrapartida, com os Modos Wide Pay ou Gateway, você automatiza o trabalho do envio de arquivo de remessa e de baixar os arquivos de retorno, ou seja, a comunicação da conciliação é automática. Isso simplifica muito os serviços operacionais.

 

2: Boletos e conciliação bancária automática

Uma tática de pequenos lojistas e empreendedores para evitar inadimplências é oferecer boleto bancário para pagamento.

 

Dessa forma, a venda de produtos ou serviços é concluída só depois que as quitações são confirmadas integralmente. Ou seja, se um cliente pagar apenas parte do valor total, o sistema não confirma a aquisição.

Você pode perguntar: “Não dá muito trabalho fazer a conciliação bancária de cada documento emitido para cobrança?”. Depende. Se você realizar o processo de modo manual, diretamente do internet banking, com certeza vai demorar.

Por outro lado, você pode usar processadores de pagamentos integrados aos seus negócios – como, por exemplo, o Wide Pay. Com ele, a conciliação bancária acontece no automático, com 100% de exatidão, sem necessidade de conta em banco. Assim, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades da gestão de cobrança.

Adotando essa solução, você precisa somente consultar a tela do programa. Em poucos segundos e sem complicação é possível saber o que foi vendido. Para isso, pague uma taxa baixa por boleto quitado (isto é, não precisa pagar pela emissão ou por outros serviços disponíveis no recurso).

 

3: Análise de crédito criteriosa e detalhista

Você vende produtos caros e disponibiliza meios de pagamento parcelados – como carnê, por exemplo? Nestes casos, sabemos que os cuidados devem ser dobrados antes da aprovação. Principalmente se o comprador não é cliente de longa data ou uma indicação de alguém confiável da sua network.

A regra é simples de compreender. Você corre menos riscos de sofrer um calote se tiver mais dados financeiros dos consumidores.

Além disso, lembre-se sempre da importância de usar alguns critérios para analisar o crédito. Parte dos manuais que ensinam a realizar gestão de cobrança indica os seguintes procedimentos para as análises de crédito:

 

(1) Checagem dos dados cadastrais.

(2) Verificação das restrições no nome da pessoa física ou jurídica em sites de análise – como o Serasa, por exemplo.

(3) Análise de perfil de crédito.

(4) Investigação da renda para saber se o cliente precisa pagar financiamentos ou empréstimos.

(5) Conferir comprovação de renda.

(6) Observar extrato e movimentações bancárias dos últimos três meses.

 

4: Facilitar a comunicação ajuda na gestão de cobrança

Quantas vezes você se esqueceu de pagar uma ou outra conta? Acredite, isso pode acontecer com mais frequência do que as pessoas imaginam. Às vezes, a inadimplência decorre da distração, e não da falta de dinheiro.

Como microempreendedor, cabe a você gerar mecanismos que ajudem o público a pagar as contas. Antigamente, o costume era ligar para lembrar o cliente. Atualmente, é mais prático enviar SMS ou e-mail.

Ao assinar Wide Pay, você pode acessar em um sistema simples intuitivo a lista de clientes com boletos prestes a vencer, em análise ou vencidos, e, assim, ter um completo panorama para enviar e-mails de cobrança com os assuntos corretos para cada consumidor.

 

5: De olho nos hábitos de pagamento

Alguns clientes são esquecidos. Outros não pagam na data certa para esperar um acordo que barateie os valores. Também há aqueles que, por algum imprevisto financeiro ou pela falta de reservas emergenciais, estão sem condições de quitar dívidas.

Primeiro, tente segmentar cada consumidor deficitário de acordo com os problemas alegados para justificar a inadimplência. Depois, determine estratégias que visem a facilitar as quitações. Alguns exemplos abaixo:

 

Exemplos práticos

Um cliente que paga sempre no dia 5 pode ter a data de vencimento alterada para o próximo dia 15. Na prática, isso demonstra que seu empreendimento tem saúde financeira e está comprometido a ajudar ou a manter os acordos comerciais.

E o caso de quem atrasa porque espera pagar menos no futuro? Vale a pena conceder descontos ou outros benefícios para antecipar pagamentos. Enfim, use e abuse da criatividade para otimizar os recebimentos.

Clientes Wide Pay têm acesso a uma aplicação que mostra todos os detalhes dos boletos emitidos – quitados ou não. Isso ajuda você a segmentar inadimplentes para utilizar as melhores estratégias de cobrança.

 

Facilidade e organização na gestão de cobrança

Faça cadastro no site do Wide Pay: aproveite as facilidades do processador eletrônico de pagamentos!

Concilie no automático, facilite a comunicação com clientes e disponibilize uma forma segura para cobranças online. Essas e outras vantagens oferecidas pelo Wide Pay simplificam a gestão de cobrança da sua empresa.

Sair da versão mobile