Blog Wide Pay

Gestão de boletos: 7 dicas para implementar em sua empresa

Gestão de boletos é uma prática fundamental para negócios de qualquer porte. Principalmente porque são cada vez mais utilizados por brasileiros como principal método de pagamento.

Fazer gestão de boletos é mais fácil se você utilizar tecnologias que facilitam essa atividade. Hoje em dia dá para realizar esse processo em poucos minutos, nos sistemas de controle acessíveis online.

Muitos pontos explicam o sucesso dessa forma de comprar. Por exemplo, ser pagável em muitos lugares (até na Lotérica) e não exigir dos pagadores a abertura de contas nos bancos. Mas, para vendedores, essa administração dos boletos requer organização antes de tudo, principalmente se vendem muito todos os dias.

 

Como implementar a gestão de boletos na sua empresa?

Oferecer boletos para clientes é uma óbvia vantagem competitiva. Isso pode te colocar à frente das empresas concorrentes que aderem a maneiras menos práticas de pagamento.

Siga os próximos passos para realizar a implantação do plano organizacional efetivo:

 

1: Aderir a tecnologias de automação para emissões e controle

Você precisa ter integrado na sua empresa um programa que emita os boletos no automático. Geralmente, isso acontece a partir do momento que os compradores confirmam dados de checkout. O boleto é enviado direto por e-mail.

As melhores aplicações para automatizar a emissão de boletos oferecem painéis inteligentes. Assim, você tem mais controle dos documentos enviados e consegue elaborar estratégias para evitar inadimplências.

Ao usar o Modo Wide Pay (WP), você tem direito a acessar um painel completo de controle. Não paga nada por isso ou para emitir boletos, sem a necessidade de criar uma conta bancária.

 

2: De olho no status dos documentos

Não adianta ter o melhor painel informativo para controlar emissões quando você sente preguiça de acompanhar o status dos boletos:

 

 

Analise sem pressa os dados gerados pelo mecanismo para implementar sua gestão de boletos. Entenda a situação de cada cliente e realize procedimentos personalizados que visam otimizar os pagamentos.

Detalhe: Wide Pay envia SMS ao titular da conta quando é feita qualquer transação na conta WP.

 

3: Controlar os dados totalmente

Não vistoriar os boletos emitidos é um erro clássico de MEIs ou microempresários que vendem muito de uma hora para a outra.

É importante evitar que a informação se perca no sistema. Ao controlar tudo, você tem acesso rápido a documentos para situações específicas. É o que acontece ao buscar uma documentação atrasada para protestos em cartório.

Vigiar as emissões vale a pena inclusive para estimar as taxas a pagar por serviços de gateways ou bancários. E também para negociar menos taxações à medida que cresce o número de boletos quitados.

 

4: Conciliação automática na gestão de boletos bancários

É desagradável realizar conciliação manual de boletos bancários. Você tem que acessar o internet banking e perder um tempão nos arquivos de remessas. Precisa comparar dados com muita atenção para evitar erros que burocratizam os recebimentos.

É possível confiar essa função a outras pessoas, mesmo sendo arriscado deixar os dados da empresa na mão de humanos. As pessoas têm mais suscetibilidade ao erro do que as máquinas.

Escolha o Modo Wide Pay de emissão dos boletos para ter o benefício da conciliação automática. Esse é um processo:

 

 

5: Vencimentos sempre em mente

Considerando as datas de boletos prestes a vencer, você pode elaborar estratégias para lembrar clientes sobre o pagamento. Isso vai otimizar as finanças do negócio.

Graças a esses dados, é possível estimar o quanto se pode receber em determinado dia. E assim organizar as melhores estratégias de gestão para diferentes áreas de um empreendimento.

 

6: Atenção aos padrões de consumo

São muitos e variáveis os padrões de consumo. E você precisa ter atenção a esses comportamentos para evitar calotes e a perda de clientes.

 

No próprio painel de gestão dos boletos emitidos, analise o histórico de cada comprador. Saiba, assim, quais são as soluções mais criativas e amigáveis a oferecer.

Há clientes que fazem questão de atrasar para pagar valores menores em uma futura negociação. Então, por que não oferecer descontos nos casos de antecipação dos pagamentos? E existem os consumidores esquecidos, que só se lembram de pagar quando recebem um e-mail como lembrete.

adiar a data de vencimento é a solução para outro problema: se determinado cliente não tem a quantia disponível na hora. Enfim, veja o histórico na database do seu programa de gestão de boletos Wide Pay. Elabore uma estratégia inteligente para tentar receber os valores atrasados.

 

7: Uma visão do futuro

Com o mapeamento dos pagamentos previstos e total controle do dinheiro que entra? Aí fica mais fácil conhecer as estimativas do seu futuro fluxo de caixa.

Graças a esses dados, você pode saber a data aproximada em que o capital financeiro estará disponível. E vai poder comprar equipamentos para elevar a infraestrutura, formar reservas de emergência ou realizar outros investimentos.

São muitas tecnologias disponíveis. Mas nenhuma se compara às soluções Wide Pay. A gestão de boletos efetiva, que une eficácia e eficiência na mesma medida para você alcançar os melhores resultados organizacionais.

Veja dados completos dos boletos emitidos com segurança máxima. E o melhor: quando quiser, gratuitamente. Acesse nosso site para conhecer os serviços. Cadastre-se e utilize nossa tecnologia pagando taxas mínimas por boletos quitados.

Sair da versão mobile